DE MÃE PARA FILHO...

Aqui se fala do sentimento mais puro e profundo
que é o amor de uma mãe por seus filhos!
Aqui se fala também da vida!

" Não digas onde acaba o dia.
Onde começa a noite.
Não fales palavras vãs.
As palavras do mundo.
Não digas onde começa a Terra,
Onde termina o céu
Não digas até onde és tu.
Não digas desde onde és Deus.
Desfaze-te da vaidade triste de falar.
Pensa, completamente silencioso,
Até a glória de ficar silencioso, Sem pensar."
(Cecília Meireles)


13 de maio de 2011

O que esperamos de nossos filhos?


                "Mãe não quero isso pra mim...não estou feliz!" 




   Desde o nascimento, a vida de nossos filhos passa a fazer parte de nossos anseios e sonhos.

    Ainda pequeninos,no berço, já esperamos que andem,que falem...etc.,

   Quando crescem um pouco já esperamos que chegue logo o dia de irem para a escola.

    Já estudando esperamos ansiosos pelos resultados, pelas notas, pelo desenvolvimento de nossos filhos.

   Chegando à adolescência esperamos que saibam escolher suas amizades, que não se tranquem em seus mundos, que estudem e  passem nos vestibulares.

    Quando ingressam na universidade já estamos esperando que se formem logo.
    Antes mesmo que terminem os estudos já estamos esperando que comece  a trabalhar,para que adquiram sua independência .

   O fato é que estamos sempre esperando por algo relacionado aos nossos filhos, esperamoso "melhor" é claro, porém esquecemos de procurar saber se o que queremos para eles é o  mesmo  que eles querem.  Na maioria das vezes os filhos esperam que nós saibamos o que  não querem que  esperemos deles!

 Não vejo outro instrumento ao nosso alcance que seja capaz de fazer verdadeiros milagres com relação a todas as preocupações, de ambas as partes,que não, o diálogo .

É preciso conversar á exaustão,entender o que se passa na cabeça dos nossos filhos, caso contrário em um belo dia podemos ser surpreendidos com uma voz tímida e embargada,constrangida e amedrontada sem saber como dizer;

"_Mãe não quero isso para mim, não estou feliz."   Uma mãe que sempre esperou tanto para que o filho crescesse, se desenvolvesse, desaba ao ouvir a voz titubeante, nervosa sem graça do filho ao dizer essa frase.

O que temos que entender é que nossos filhos tem todo o direito de escolher o que querem para as suas vidas porque são decisões complexas mesmo e que inseguranças e incertezas..fazem sentido.

 Nós não podemos viver a vida de nossos filhos e muito menos decidir por eles como devem viver!
Em se tratando de profissão, os jovens têm bastante dificuldades, pois são obrigados à decidirem muito cedo, quando ainda são imaturos e não têm uma visão clara do que querem fazer, nem conhecimento suficiente para tomar decisões tão importantes.

É nessa fase que ocorrem os enganos, pois começam uma faculdade e depois lá pelo meio do curso descobrem que não era isso que queriam, e o que estão estudando não tem nada a ver com eles.

A essa altura as mães se descabelam,os pais brigam,enfim a situação fica insuportável para todos da família.

Alguns jovens "chutam" o balde, sem se importarem com a reação dos pais, largam tudo e pronto.Outros se retraem, ficam ansiosos, sofrem porque não querem magoar seus pais, protelam e isso piora mais a situação já que cedo ou tarde essa questão terá que ser discutida e resolvida.

Como mãe o que posso fazer?

Aos jovens que estejam passando por isso, com dúvidas ou que pelo menos já sabem o que não querem para suas vidas, eu digo que não se calem, não percam tempo, não sofram!

Conversem com seus pais, expliquem o que está se passando, peçam ajuda, desabafem!
Não deixem para depois, quanto mais tempo passar, mais o problema se agrava.

O desapontamento dos pais com certeza vai existir, porém é importante que o jovem deixe claro aos pais a sua intenção de continuar, que não quer parar, só mudar.Os pais precisam ouvir isso.

Os pais querem que seus filhos sejam felizes, logo se para ser feliz é preciso mudar...Vamos lá, mãos à obra.".-meu filho eu te apoio, te oriento e juntos vamos superar esse momento..."

O importante é que num momento como esse não podemos dar as costa, ao filho.
Se ele pede ajuda é porque precisa de atenção pois está perdido , sem rumo provalvemente.

Se nós pais, negarmos esse  apoio estamos desapontando ,e muito, nossos filhos.

 Os pais, para os filhos são o porto seguro, não podem falhar nunca, mesmo que em alguns momentos tenhamos que fazer um esforço maior, nosso dever é o de abraçar e apoiar nossos filhos para que possam crescer seguros e tranquilos e levem adiante seus projetos de vida, afinal é isso que esperamos deles, certo?

( Rose Oliveira)








   







De Rose Oliveira para toda família e amigos






O tempo não para....

Quero falar com todos!

Quero ver todos!

Quero que todos me vejam!

Quero trocar figurinhas, jogar conversa fora!

Quero chorar de tanto rir!
Quero andar livre, leve e solta!

Sem o peso do stress nas costas!

Quero espreguiçar de manhã, ouvindo o canto dos passarinhos sem o despertador tocando!

Quero que chegue a hora de não ter hora!

Quero dizer não, dizer sim, dizer sei lá, na hora que quiser sem precisar pensar muito!

Quero ter tempo de cuidar de mim sem descuidar dos outros!

Quero apagar sentimentos ruins, cultivar os bons e nobres!

Quero viver tudo lentamente, sem correrias, pois nem sempre isso foi possível!

Quero andar devagar, porque já tive pressa!

Quero viver sorrindo, porque não tive tempo de perceber que estava séria demais!

Quero aprender a ser mais tolerante e ter mais paciência com aqueles que ainda não atingiram a maturidade!

"Vento, ventania me leve para os quatro cantos do mundo, me leve para qualquer lugar, sem destino..." só para que possa ver onde a chuva nasce e o sol se põe; para que eu possa saber como é caminhar calmamente na areia ou na grama; para que eu possa soltar meus cabelos ao vento, sem medos, mágoas, preocupações.... Só sentir a paz e o encanto do momento mágico.

O tempo voa... a vida passa... e "há tanta vida lá fora."

Vento, ventania me leve, me guie e mas me traga de volta. Assim, o tempo passará mais devagar, porque não tenho pressa de nada. O tempo lento e calmo será meu companheiro para viver tudo que não tive oportunidade até agora. Traga-me de volta, porque aqui estão as minhas raízes, o meu trabalho, a minha história. Aqui está a minha grande e querida família e aqui estão os meus filhos, que são a minha razão de tudo, são a minha alma e são a luz do meu caminho.

Vento, ventania me leve, mas não me deixe só. Quero apenas passear bem devagar, pois já corri demais. Quero cuidar para que momentos felizes como: reunião das famílias; passeios com os filhos; todos na varanda com violão e cantoria; viagens em comboio; domingos em Teresópolis; praia, shopping; almoço no galeto; churrascos para comemorar tudo; algazarra das crianças; comidas das tias; encontro entre todos -irmãos, primos, tios, pais e mães, avós, amigos e amigos dos amigos - ...nunca terminem.

Quero contar e ouvir histórias, aconselhar e receber conselhos, humildemente, quero cantar, dançar, pular, brincar e gargalhar!

Quero conhecer netos e, quem sabe, bisnetos!

Quero, além de tudo, sentir o vento no rosto com uma música do Lulu ao fundo; "NADA DO QUE FOI SERÁ, DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA, TUDO PASSA TUDO SEMPRE PASSARÁ",,, E após tudo isso, quero ouvir o SILÊNCIO!

O tempo também tem o seu tempo, quando, finalmente, o tempo não mais passar para mim (e espero que demore bastante...). Quero que ele continue a passar lentamente para todos que me cercam para que entendam que precisamos uns dos outros e que o alimento da vida é a UNIÃO entre as pessoas, que precisamos ser e estar, fazer e acontecer, com partilhar, cair e levantar, contar e ter com quem contar - tudo de acordo com o destino que está reservado para cada um. E como diz um querido primo: "UM BRINDE AO DESTINO."

Temos que ter história para contar, não vale a pena passar pela vida ou deixar que ela passe por nós sem ter a verdadeira compreensão da dimensão da palavra VIVER. Somos humanos, erramos e acertamos, ganhamos e perdemos, sonhamos e acordamos para a realidade, sofremos e aprendemos que sempre há tempo para um recomeço. O segredo, acho eu, está em adquirir SABEDORIA e aproveitar a MATURIDADE para perceber que recomeçar é essencial. Recomeçar é preciso porque junto com um novo amanhecer nasce a esperança de que "DIAS MELHORES VIRÃO PARA SEMPRE!"











































 Um brinde á vida com água de coco!!!